Jogos históricos

Ao longo da sua história o XV de Jaú acumulou memoráveis times, partidas que encantaram os torcedores nos gramados do futebol. Abaixo listamos alguns elencos:

1977

XV de Jaú 1977

XV de Jaú 3 x 0 Corinthians – 05/06/1977 – Campeonato Paulista

O XV de Jaú surpreendeu a todos ao golear a equipe alvinegra em Jaú. Surpreendeu pois três semanas antes, havia perdido por 4×0 para o mesmo Corinthians, no Pacaembu, na última rodada da primeira fase.

Luiz Poiani balançou as redes duas vezes e deu a assistência que resultou no gol de Ademir Mello. O XV de Jaú entrou em campo com: Valentim, Galli, Estevam Soares, Olavo, Caíca, Sabará, Ivinho, Ademir Mello, Luiz Poiani, Valdomiro (Antonio Carlos) Paulo Moisés (Fernando Pirulito) técnico: Cilinho.

Nesse dia a cidade de Jaú foi invadida pelos torcedores alvinegros, ônibus das capitais chegavam aos montes para a partida, as histórias revelam que até mesmo uma missa na cidade acabou recebendo inúmeros corintianos com bandeiras antes da partida.

E uma cena inusitada aconteceu: revoltados com o resultado da partida, alguns torcedores acabaram invadindo o gramado, entre eles uma mulher, que foi parada por um belo carrinho, por trás, aplicado por um policial.

Esse episódio e os gols da partidas estão disponibilizados  no site do YouTube para quem quiser conferir:

Vale lembrar que nesse campeonato a equipe do Corinthians conquistou o título, saindo de um jejum que já durava 23 anos.

1978 

1978

Em pé: Sabará, Pedro Paulo, Marolla, Nilson Andrade, Donizete e Vágner Benazzi
Agachados: Frazão, Paulinho Jaú, Roberval Davino, Fernando Pirulito e Paulo Moisés
Técnico: Cilinho

Um jogo do Campeonato Paulista de 1978 ficou guardado com carinho na memória do torcedor quinzeano: a vitória por 3×1 em cima do São Paulo no estádio Zézinho Magalhães, a partida ocorreu no dia 07/02/1979. Nessa mesma competição, o Galo da Comarca também bateu o Corinthians, no dia 13/12/1978,  jogando no Pacaembu a equipe jauense venceu a partida por 1×0.

O Campeonato Paulista de 1978 foi um dos mais extensos da história. Em função da Copa do Mundo, a competição teve início no segundo semestre e se estendeu até o primeiro semestre do ano seguinte. Foi disputado em três turnos, sendo os dois primeiros para definir os participantes do 3º turno. Classificavam-se os campeões e vice de cada turno e os quatro que mais somaram pontos juntando os dois primeiros turnos.

No primeiro turno o XV de Jaú conquistou a classificação para o octagonal.  A equipe  terminou na 2º colocação do grupo D atrás do Palmeiras. Os outros classificados foram Ponte Preta e Santos pelo grupo A,  São Paulo e Portuguesa pelo grupo B e Guarani e Corinthians pelo grupo C. O Galo jogou contra o Guarani as quartas de finais, o jogo foi em Campinas, no dia 11/11/1978 e terminnou 1×1. O Guarani acabou se classificando pois tinha feito mais gols no primeiro turno.

No segundo turno a equipe não conseguiu a classificação. No grupo D ficou atrás de Santos, Ferroviária e XV de Piracicaba, ficando a frente apenas da Portuguesa. Na soma dos pontos o XV de Jaú não conseguiu a classificação para o turno final.

2005

2005 sub 20

26/11/2005 – XV de Jaú 3 x 1 Santos – Campeonato Paulista sub 20

O ano de 2005 teve dois momentos distintos para a torcida auri-verde; a decepção/tristeza e a alegria/orgulho. No primeiro semestre a equipe profissional do XV de Jaú acabou deixando escapar o acesso no último segundo da partida, a derrota por 2×1 diante do Rio Claro, em pleno Zézinho Magalhães com mais de 15 mil pessoas, terminou com o sonho de retornar para a série A2 do Campeonato Paulista.

Quem salvou o ano foi as categorias de base. A equipe sub-20 conquistou o título inédito vencendo o Santos na final. A primeira partida em Jaú ocorreu no dia 26/11/2005, o XV de Jaú chegou a abrir 3×0 e tomou um gol nos minutos finais da partida. Na semana seguinte, jogando na Vila Belmiro, o Galinho novamente se impôs e venceu por 2×0, dois gols do atacante Thiago Ometto. O técnico desse elenco era o Doriva Bueno e contava com o Walter no gol, hoje goleiro do Corinthians.

Foi uma campanha na raça, sem dúvidas. Após chegar nas fases finais, a equipe deixou para trás o Juventus nas oitavas, passou pelo Corinthians nas quartas de finais, na semi final despachou o São Caetano em Jaú (após perder por 3×2 no Anacleto Campanella, o Galinho venceu por 2×0 em Jaú) e garantiu vaga para a final inédita, duas vitórias em cima do Santos e título inédito para o XV!

Confira a reportagem do Globo Esporte, disponibilizada através do YouTube:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s