De volta à série A2 após 10 anos – a campanha de 2007

Jogo da estreia. Foto: PC Grange

Jogo da estreia. Foto: PC Grange

Depois da vitória heroica sobre a Ferroviária em 2006, em plena Fonte Luminosa (VEJA O JOGO AQUI), o XV de Jaú assegurou o direito de disputar a série A2 do campeonato paulista em 2007. A última participação do XV nessa divisão havia sido em 1997, há 10 anos, quando foi rebaixado para série A3. A reestreia do Galo da Comarca aconteceu no dia 21 de janeiro, às 16 horas, no estádio Zezinho Magalhães. O adversário era o Mogi Mirim, antigo rival (VEJA AQUI JOGO DE 1995 QUANDO AMBOS SUBIRAM PARA A PRIMEIRA DIVISÃO). A tarde estava chuvosa, mas não impediu que um grande número de torcedores fosse ao estádio. Oficialmente, foi colocado na súmula 1716 pagantes, mas a Polícia Militar na época estimou que cerca de 6 mil pessoas estavam no Jauzão.

O técnico jauense era Adailton Ladeira. O XV saiu na frente com Daniel, mas Leomar empatou ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, com gols de Ralf e Fabinho, o Galo da Comarca carimbou com estilo sua reestreia na segunda divisão, vitória por 3×1. O volante Ralf apareceu na seleção da rodada do site Futebol Interior.

ralf no XV

Ralf, hoje no Corinthians, marcou contra o Mogi Mirim

 

Porém, nas próximas 5 rodadas o XV ficaria sem provar o gosto da vitória. Na segunda rodada, o Galo foi até Sorocaba, onde perdeu para o Atlético por 2×0 e teve um jogador expulso. Em mais um jogo fora de casa, nova derrota, agora para o Rio Preto (vice campeão), 2×1. No retorno ao Zezinho Magalhães, o Galo enfrentou um desesperado Guarani (conquistou o acesso) pela quarta rodada. O time campineiro ainda não havia vencido na competição e beirava a zona de rebaixamento. A torcida jauense novamente compareceu em bom número para apoiar a equipe (oficialmente, 1809 pagantes. Mas novamente, o público real passou dos 5 mil) na quarta feira à noite, mas saiu de lá nervosa. O jogo também estava nervoso, com 8 cartões amarelos (quatro para cada lado) e três expulsões: dois jogadores do Guarani, e um do XV. Ainda no primeiro tempo! E mesmo com mais jogadores em campo durante todo o segundo período, o Galo não conseguiu marcar gol, e o jogo terminou em 0x0. A torcida vaiou muito o time e gritava olé toda vez que o Guarani tocava a bola, em sinal de protesto.

Muitos gols

Após o empate, mais dois jogos fora de casa. E duas goleadas: 5×1 para a Portuguesa (campeão do torneio), em jogo transmitido pela ESPN Brasil, e novo 5×1 para o Palmeiras B. Após a derrota para a Portuguesa, o técnico Ladeira pediu demissão, e em seu lugar chegou Marco Antonio Machado, ex-jogador e técnico do XV. Quem também foi embora de Jaú foi a parceria com a Think Sports, devido aos maus resultados. A vitória foi reencontrada contra o Mirassol (conquistou o acesso), em Jaú, por 3×1. Depois, derrota para o bandeirante em Birigui por 2×0, e vitória em casa sobre o lanterna Osvaldo Cruz por 2×1 na oitava rodada. Novamente em casa, o Galo não saiu do 0x0 contra o terceiro colocado São José. Jogando em Araras, o XV de Jaú enfrentou o União São João e foi goleado por 6×0. O time jauense teve 2 expulsões no jogo. Com a derrota, ficamos na 15ª colocação. Os maus resultados provocaram uma mudança no elenco jauense. Dos titulares, apenas o lateral direito Daniel e os meias Ralf e Flávio Faroni permaneceram no time. O goleiro Fabiano Heves (24 gols em 9 jogos) deu lugar a Alexandre. No ataque, Paulinho e Jackson também foram para a reserva. E parece que as mudanças fizeram efeito. Na volta a Jaú, o “novo XV de Jaú” venceu a Inter de Limeira por 3×0, com destaque para Rodrigão, autor de dois gols.

O meia atacante Flávio Faroni também foi escalado na seleção da rodada

O meia atacante Flávio Faroni também foi escalado na seleção da rodada (9ª rodada)

Primeiro ponto fora de casa, reação no final e quase classificação

Após as reformulações, o XV de Jaú finalmente conseguiu marcar um ponto fora de casa (até então eram 6 derrotas em 6 jogos). O adversário foi o Comercial, em Ribeirão Preto, e o jogo terminou em 0x0. Depois, o XV de Jaú foi derrotado em casa por 2×1 para o Nacional (primeira e única derrota em Jaú) e empatou com o Taubaté em 2×2, fora de casa. Novamente em Ribeirão Preto, dessa vez para enfrentar o Botafogo, o Galo saiu derrotado por 2×0. Com a derrota para o Botafogo, o XV de Jaú entrou na zona de rebaixamento na 16ª rodada, faltando apenas 3 rodadas para o final. Dessas 3 rodadas, dois jogos eram no Jauzão. A diretoria resolveu reduzir o preço do ingresso para R$5,00, preço único. O Galo havia somado apenas 16 pontos em 16 partidas, e muitos já davam como certo o seu rebaixamento.

Mas o XV de Jaú mostrou sua força de reação, e fez bonito na reta final. O primeiro adversário  da recuperação foi o Oeste, em casa, que vinha de duas vitórias consecutivas. Com gols de Jackson, Rodolfo e Gustavo, o XV de Jaú venceu por 3×0 e ganhou moral para a próxima partida contra a Portuguesa Santista, novamente em Jaú. O jogo poderia decidir a permanência do Galo na A2 paulista, e novamente o XV mostrou sua força, derrotando o time da baixada santista por 3×1, com gols de Naldo, Rodrigão e Wellington.

Jogo em que o XV confirmou a permanência na série A2. Fonte: PC Grange

Jogo em que o XV confirmou a permanência na série A2. Fonte: PC Grange

O XV respirou no campeonato, confirmou a permanência na série A2 e terminou a competição com mais uma vitória na última rodada, dessa vez sobre o Taquaritinga, fora de casa (a primeira vitória longe de Jaú), por 2×0. E por muito pouco o XV de Jaú não conseguiu passar para a próxima fase, pois ficou apenas à 2 pontos do Bandeirante, 8º colocado. De quase rebaixado à quase classificado, o XV de Jaú mostrou seu poder de reação. Nas últimas 3 rodadas, foram 3 vitórias, 8 gols marcados e apenas 1 sofrido, a melhor campanha de todos os times da reta final.

Classificação serie A2 2007

Campanha do Galo

10668520_696262777117489_489515747_n

 

 

Tiago Pavini

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s